A Central única dos Trabalhadores, através de sua Secretaria de Combate ao Racismo, vem por meio desta repudiar a xenofobia e o preconceito que tomaram conta das redes sociais, com depoimentos de moradores, em sua maioria, das regiões Sul e Sudeste, contra os nordestinos, pelo fato de ser nesta região que o ex-presidente Lula tem uma maioria ampla e incontestável de apoiadores e que são responsáveis pelo maior número de votos que o levaram à vitória em primeiro turno nas eleições deste ano e se encontra, de acordo com as pesquisas, em primeiro lugar na disputa para o segundo turno.
Ódio e intolerância são uma marca do atual governo, que tem como protagonista o mandatário da nação, que estimula este tipo de agressão preconceituosa. Clodoaldo Gomes, secretário de Combate ao Racismo / CUT-PB, lembra que o racismo sempre foi utilizado pelo capitalismo como forma de dividir os trabalhadores e pelo fascismo como justificativa ideológica para propagação do ódio. “Esta burguesia branca e sulista esquece que são os nordestinos que compõem uma grande faixa da classe trabalhadora, pagando impostos e construindo a riqueza que move a economia que circula em nosso país, mas que também já está atenta ao prejuízo e desalento que esta política ultra liberal traz à classe trabalhadora”, alerta Clodoaldo.
O país vive um momento crucial para a democracia e esta pode ser uma eleição que estabelece os limites que devem ser respeitados entre as instituições, no respeito ao estado democrático de direito. Nós, nordestinos, não iremos tolerar qualquer tipo de discriminação, xenofobia ou ameaças dentro do nosso país, pelo qual lutamos e seguimos construindo, orgulhosos das nossas origens, riquezas naturais e culturais, que pela própria história, mostra a força, inteligência e o poder deste povo forte e orgulhoso de si e dos seus!